quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Será que para Adolfo Konder, o bom jornalismo é o que O São Gonçalo faz?



O Território Gonçalense não vai questionar o direito de resposta concedido pelo TRE, hoje, ao candidato Adolfo Konder (PDT), dentro do horário eleitoral do candidato Neilton Mulim (PR).

Mas, não podemos deixar de questionar o que foi dito no texto do seu direito de resposta sobre o conceito de bom jornalismo:

“O bom jornalismo não emite opinião, simplesmente informa.”

Para quem não sabe, o jornalismo se divide em cinco categorias: informativo, interpretativo, opinativo, diversional e investigativo.

A matéria da Rádio BandNews FM sobre a denúncia do uso da máquina pública em favor do candidato Adolfo Konder está dentro da categoria de jornalismo investigativo (ouça a reportagem AQUI).

É importante ressaltar que a denúncia partiu de uma pessoa que trabalha na Prefeitura. O que a BandNews fez foi investigar o caso. 

Agora, se as denúncias são falsas ou verdadeiras, só saberemos a resposta quando o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) finalizar a investigação e der o seu parecer.

Quanto às opiniões críticas do jornalista Ricardo Boechat, ele está no direito de expressar o seu pensamento. Se ele exagerou ou não, em suas palavras, vai depender da interpretação de cada um sobre os fatos apresentados.

Mas, para nós, a visão do candidato Adolfo Konder sobre o conceito do que é o bom jornalismo, citada no texto do seu direito de resposta, está bem contraditória.

Será que na opinião dele, o bom jornalismo é o que o jornal O São Gonçalo faz em nossa cidade?

Em relação ao Sr. Adolfo Konder, o jornal O São Gonçalo não informa, mas, sim, opina exageradamente em favor do candidato.

Fora a ligação financeira do jornal com a Prefeitura (publicação dos atos oficiais), é facílimo constatar o seu tendencionismo. Basta um olhar crítico sobre as matérias e manchetes publicadas em suas páginas para percebermos a opinião que o diário gonçalense quer passar para a população do município.

Vale destacar que no jornalismo tudo passa opinião:

► A posição de uma matéria na página conota opinião

► O tamanho da foto ou o conteúdo dela conota opinião

► O corpo usado no título é opinião

► A chamada de primeira página, em muitos casos, passa opinião. Não por seu conteúdo, mas por estar ali, valorizando a matéria lá dentro do jornal.

O problema de O São Gonçalo é o seu explícito tendencionismo político e a evidente estratégia da manipulação de informação. Esse jornal é um veículo de comunicação que não contribui em nada para a democracia em São Gonçalo, ao contrário, subestima a inteligência dos cidadãos gonçalenses.

Edição: 06/10/2012 - no dia anterior, o jornal não publicou a pesquisa que apontava a vitória da candidata Graça Matos
Edição: 23/10/2012
Edição:24/10/2012
Edição: 25/10/2012


5 comentários:

  1. É bem ridículo mesmo, o pessoal de Aparecida está conseguindo dominar o povo ignorante que não enxerga esse tipo de política suja que ela está fazendo. É uma decepção, não esperava dela certos comportamentos pesados e mau intencionados, como pode isso não estourar na mídia, O Jornal O SG está na cara que está comprado.

    ResponderExcluir
  2. Sabe a expressão imprensa marrom!!! pois é, esse "pasquim" não deve ser levado a sério

    ResponderExcluir
  3. VERGONHA! COMO UM BOM ESTUDANTE DE JORNALISMO, VI E OUVI ESSA DECLARAÇÃO REVOLTADO. ESSE CARA É UM RETROCESSO À POPULAÇÃO. ADOLFO KONDER, APRENDA QUE O BOM JORNALISMO EMITE OPINIÃO SIM. AINDA BEM QUE LI ESSE COMENTÁRIO EM SEU BLOG E ESTAVA PROCURANDO O LOCAL CERTO PARA DESABAFAR. PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém tinha que esclarecer o equívoco citado no texto do direito de resposta do candidato, senão os gonçalenses iriam pensar que jornalismo bom é o que o jornal O São Gonçalo faz (risos).

      Valeu! Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá!
    Adm.blog,
    O jornal, O são Gonçalo colocou isso exatamente para formar opinião dos eleitores (controle da mídia), mas as pessoas que se preza não ler esse jornal, mas sim, analisa a informação que está sendo passada no jornal, que é como um diário oficial do atual gestão.
    Gostaria de saber se o TER/RJ sabe desses abusos e controle midiático em São Gonçalo. Pois, respeito muito o trabalho dos JURISTAS do TER/RJ que é formado por 7 membros
    O artigo 120 da Constituição Federal do Brasil determina que "haverá um Tribunal Regional Eleitoral na capital de cada estado e no Distrito Federal." Determina também, em seu parágrafo primeiro, a composição deles:
    I. mediante eleição, pelo voto secreto: de dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça;
    II. de um Juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, não havendo, de juiz federal, escolhido em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo;
    III. por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça E elegerão seu Presidente e Vice-Presidente dentre os desembargadores.
    Vem-me um raciocínio: se o Adolf kond não ganhar será que o jornal o são Gonçalo vai continuar a fazer o que faz na outra gestão?
    Será que vai abrir falência?
    Vai mudar de nome?
    vai mudar os diretores e redator do jornal?
    vai mudar para histórias em quadrinhos?
    Pense nisso!
    Abraço.
    Neo

    ResponderExcluir