quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Território Gonçalense entrevista o prefeitável Neilton Mulim



Formado em ciências físicas e biológicas e em matemática, Neilton Mulim da Costa, antes de entrar para o meio político, foi um respeitado professor em São Gonçalo.

Como político, também é respeitado pela sua seriedade na vida pública.

Em seu currículo político constam três mandatos de vereador na Câmara Municipal de São Gonçalo (1997-2001, PV; 2001-2005, PDT; 2005-2009, PTB).

Atualmente, exerce o seu segundo mandato como deputado federal pelo PR (Partido da República).

Apaixonado por São Gonçalo, caso seja eleito, Mulim pretende renovar a cidade.

“Quero mudar esse cenário que a população vivencia hoje, um cenário de ausência do setor público”, afirma o candidato.

Pois bem. Vamos então conhecer um pouco mais sobre as propostas do prefeitável Neilton Mulim para São Gonçalo e também suas preferências pessoais como: livro, música, filme...

Vagner Rosa: Por que o senhor quer ser prefeito de São Gonçalo?

Neilton Mulim: Primeiramente porque amo essa cidade, e por ter nascido nela. Minha família está aqui a cerca de 70 anos. Eu fui vereador três vezes em São Gonçalo, e estou em meu 2º mandato como Deputado Federal; então é natural que num dado momento do mandato da vida pública, a pessoa faça uma opção por uma candidatura ao cargo executivo, até por conta da população que nos cobra isso, e estou no 5º mandato legislativo. E o mandato executivo me proporciona a possibilidade de desenvolver ações que venham dar mais qualidade de vida à população, portanto eu como legislador, eu tenho cumprido as minhas prerrogativas, mas quero agora ter a experiência de ser prefeito de São Gonçalo e poder fazer a diferença na vida da população gonçalense.

Vagner: Nas caminhadas que tem feito pela cidade, o que tem mais chamado a atenção do senhor?

Neilton Mulim: A população quer renovação e eu represento essa renovação, então a população aspira por isso.  Eu percebo que a população quer renovação e no meu caso, em particular, eu represento essa renovação. Então, o carinho da população nas ruas é enorme, a população aspira por mudança até mesmo porque estamos vivendo hoje uma Saúde muito ruim, os serviços na área de Saúde estão precários em todos os sentidos, na ausência de medicamento e na carência de um quadro maior de profissionais.

Vagner: É unanimidade que a Saúde é a área mais crítica do município. Caso seja eleito, que medida adotaria de imediato para solucionar o péssimo atendimento nesta área?
Neilton Mulim: Nós temos que nos esforçar ao máximo para priorizar a saúde, porque está se tratando de vidas humanas. Não podemos mais permitir que pessoas morram por falta de atendimento médico, por falta de um neurocirurgião no pronto-socorro, por falta de medicamento. Nós estamos vivendo um momento – na Saúde de São Gonçalo - muito triste onde somos abordados nas ruas por pessoas clamando por mudanças e vamos priorizar a saúde em SG. Portanto, nós vamos priorizar a saúde. A população precisa de medicamento. Em nosso governo estaremos ampliando o Plano de Saúde da Família e teremos neurocirurgiões nos postos de atendimento, certamente. Vamos criar um centro de imagem para fazer exame de tomografia e ressonância magnética, exames de média e alta complexidade. No nosso governo vamos valorizar os profissionais de saúde. É uma vergonha o salário que um profissional de saúde hoje ganha.
Vagner: O senhor por ser professor, sem dúvida, conhece muito bem a realidade educacional do município.

Pois bem. O IDEB divulgou recentemente as notas referentes ao indicador bienal de 2011 e São Gonçalo não atingiu as metas.

Na rede municipal, a situação é a seguinte:

Meta 5º ano (antiga 4ª série): 4.6 – Média alcançada: 4.1
Meta 9º ano (antiga 8ª série): 3.4 – Média alcançada: 3.2

Candidato, na sua visão qual é o maior problema hoje na educação do município e que medida emergencial o senhor pretende adotar nesta área de grande importância para o progresso do homem e da sociedade?

Neilton Mulim: A média mínima estabelecida pelo Ministério da Educação é de 6 pontos, e segundo esses dados do IDEB, no ensino fundamental temos 3.2, que é a metade da média mínima. Uma avaliação que nos deixa muito triste, muito preocupado, porque se trata da educação de nossas crianças que está em jogo, elas são o futuro do nosso município, do nosso estado enfim, do nosso país. Temos que tratar essas crianças com respeito.
Portanto é lamentável o que está acontecendo em São Gonçalo hoje, quando um professor recebe atualmente um pouco mais de um salário mínimo; enquanto as nossas escolas carecem de tecnologia, de instrumentos tecnológicos para que seja um facilitador no processo de ensino e de aprendizagem; enfim, para que seja mais um instrumento pedagógico que possa traduzir isso em ganho para a nossa criança.

Temos uma escola hoje que não é um espaço que proporcione prazer ao aluno, nós devemos proporcionar ao aluno um espaço prazeroso onde ele queira realmente vir para a escola para aprender. Portanto, vamos capacitar os profissionais da educação, reformular o programa de cargos e salário, e cumpri-lo.

Vagner: Infelizmente, São Gonçalo ainda ostenta o triste título de a maior cidade dormitório do país. Dados do Ministério do Trabalho informam que a taxa de desemprego em nosso município é alta: 10,1%. Que soluções o senhor apontam para reverter esse quadro?

Em nosso plano de governo temos ações concretas voltadas para a capacitação profissional e geração de empregos. Quero principalmente solidarizar e articular oportunidade de empregos com as cidades vizinhas, particularmente das áreas do cinturão petroquímico. Com o advento do Comperj, existe a necessidade que o ensino técnico e a capacitação profissional de qualidade sejam oferecidos à toda população sem privilégios sócio-econômicos. 

Toda região que forma o cinturão nos arredores do Polo que trará inúmeras oportunidades de crescimento e desenvolvimento promovendo seu destaque em nosso estado e país, está carente de ações que distribuam democraticamente as oportunidades. 

Portanto, compreendo como principal carência a necessidade de preparo de mão-de-obra especializada, para que não ocorra a exportação das oportunidades tão desejadas e esperadas há anos pelos moradores de São Gonçalo e cidades vizinhas.

Vagner: Outro indicador negativo sobre o nosso município diz respeito ao saneamento básico. O Instituto Trata Brasil divulgou recentemente o Ranking do Saneamento das 100 maiores cidades brasileiras. São Gonçalo está pessimamente colocado em 75º lugar. O que o senhor tem a dizer sobre essa colocação e como pretende tratar esta importante área em seu governo?
Neilton Mulim: Esse indicador é um dado lamentável, até porque o saneamento básico é saúde preventiva e a população ficou a mercê disso. Propôs-se em fazer pavimentações, mas sem se preocupar com saneamento básico que é uma obra que normalmente não se vê, então lamentavelmente os governos tem se voltado muito para a questão do visual - que dá o retorno eleitoral – e se trata de um grande equívoco, pois na verdade nós temos que humanizar os serviços, e fazer saneamento básico é humanizar serviço, e repito é lamentavelmente essa posição da parte do nosso município, frente ao país.
Vagner: Por conta do Comperj, já podemos sentir ares de progresso na região. Porém, devemos ser realistas com as consequências futuras como: aumento populacional, aumento da violência e favelização. O senhor já tem projetos em mente para enfrentar ou evitar esses problemas que poderão surgir lá na frente?
Neilton Mulim: Precisamos capacitar a população para que sejam ocupadas esses espaços emitidos pelo COMPERJ para que gere familiar, aqueça a economia local e o município se desenvolva. Então, eu acho que o mote é a capacitação profissional, o poder público tem que acompanhar - a título de infraestrutura - construção de novas escolas, postos de saúde - para evitar que essa população que chegue também seja atendida e não tenhamos um caos.
Vagner: Hoje, um problema que vem sendo muito observado em São Gonçalo é o trânsito caótico pelas ruas da cidade. O fato é que o município cresceu e não recebeu até aqui qualquer investimento na mobilidade urbana.  Caso seja eleito, o senhor tem um projeto emergencial que possa ser logo implantado nos primeiros meses de seu governo?
Neilton Mulim: Um grande aspecto é a mobilidade urbana, pois temos que criar novos viés, novas estradas, enfim, novos anéis viários para que a gente possa ter uma mobilidade urbana mais humanizada.     
Vagner: Alguns candidatos têm enfatizado a importância das parcerias com os governos do estado e federal para São Gonçalo continuar crescendo. É possível fazer um bom governo sem essas parcerias?
Neilton Mulim: As parcerias vão continuar existindo, até pela relação que nós estabelecemos com Brasília, a partir dos dois mandatos como Deputado Federal.  Então já temos lá relacionamentos, conhecemos caminhos e temos, portanto, condições técnicas para trazer os recursos para a cidade. E, quanto ao governo do estado, independentemente de questões partidárias, é evidente que o Estado terá um olhar especial pelo município de São Gonçalo, porque é um direito da população ter os serviços oferecidos por outros níveis do Governo, então essa não é uma questão razoável opinar que o Governo do Estado vai deixar São Gonçalo – a 2ª maior população do estado – em detrimento do sofrimento da população por conta de uma candidatura, que não é uma candidatura que esteja em consonância om o partido do governo. Então eu penso que qualquer governante que esteja aqui terá, pois há possibilidade de termos os benefícios do estado e do governo federal. Deste, eu falo com mais propriedade por eu ser Deputado Federal e – portanto – aprendi a caminhar por Brasília, sei onde estão os recursos e sei como obter tais recursos através de projetos técnicos.
Vagner: Para aqueles que dizem que o senhor, como deputado federal, em Brasília, nunca fez nada por São Gonçalo, por favor, poderia falar sobre suas emendas para a cidade.
Neilton Mulim: Fechei meu primeiro mandato como o parlamentar mais atuante do Rio e o quinto do país. Nesses cinco anos como deputado federal designei R$ 18 milhões em emendas para São Gonçalo e outros municípios do nosso estado. Neste ano já carimbamos para São Gonçalo cerca de R$ 6 milhões voltados para Educação (R$ 2 milhões), Saúde (R$ 3 milhões) e Cultura (R$ 1 milhão). Sempre usei meu mandato para buscar verbas para São Gonçalo e região.
Mudando de assunto agora para que os gonçalenses possam conhecê-lo melhor fora do universo político.
Vagner: Qual é a sua relação com a cidade? O que São Gonçalo significa para o senhor?
Neilton Mulim: São Gonçalo é a cidade em que eu nasci, é a cidade em que minha mãe chegou aos 13 anos e cidade, também, onde meu pai também nasceu. Minha família está aqui há mais de 70 anos e, portanto é uma cidade que está em nossos corações. São Gonçalo é cidade que eu tenho a certeza e a esperança de ver a sua população mais feliz tendo ali os seus direitos garantidos, de educação, de saúde, direito ao saneamento básico enfim, direito dos portadores de necessidades especiais. Os direitos constitucionais têm sido negados pelos governos que tem passado por aqui. Eu tenho certeza que faremos a diferença na vida do cidadão gonçalense.
Vagner: O que faz nas horas vagas na cidade?
Neilton Mulim: Na verdade, eu sou um admirador do nosso município. Das belezas naturais. Mas, é claro que a vida pública acaba te levando para uma dinâmica de trabalho muito intensa, e as minhas horas de lazer acabam sendo escassas, mas não abro mão da privacidade com minha família, amo a leitura e quando posso me recolho para reflexões, gosto de pescaria, admiro documentários e programas de TV sobre investigações sociais, também opto por ter uma vida natural e procuro me alimentar bem, pois no dia a dia, por força de atividades parlamentares, a alimentação nem sempre é igual como a de casa.
Vagner: Qual é o seu lugar preferido em São Gonçalo?
Neilton Mulim: Eu gosto muito da Ilha de Itaoca, amo a Praia das Pedrinhas, gosto também do verde e da beleza do Largo da Idéia, ali na Fazenda do Engenho Novo, fazenda essa que acolheu D. Pedro II. Outro lugar que muito me fascina é a Fazenda de Colubandê, e vislumbro aquele patrimônio cultural. Enfim, gosto muito quando trafego ali no parque e vejo aquela reserva ambiental. Nossa cidade é muito bela e dotada de um povo maravilhoso e que precisa apenas da presença do governo para que a nossa população se torne mais feliz.   
Vagner: O que o senhor não gosta na cidade?
Neilton Mulim: É de ver o descaso do governo em relação ao ser humano, em relação às nossas crianças, em relação aos nossos idosos, em relação à mulher gestante, em relação ao portador de necessidades especiais, e quando eu vejo que o governo não acena para essa população isso me entristece muito. Esse é um dos motivos do meu desafio, não me candidatei por vaidade, por nada disso, o meu desafio é porque eu acredito num amanhã melhor pra essa gente querida, para a nossa população. Esse é o meu desafio. Acredito nisso e acredito que é possível mudar a vida das pessoas.
Vagner: O que gostaria de resgatar da São Gonçalo do passado?
Neilton Mulim: A infância não se resgata, ela fica gravada na sua memória. Não se volta atrás. Mas você tem aí uma lembrança inesquecível da infância. Eu tive uma infância muito pobre e muito difícil. Perdi meu pais aos 9 anos de idade, mas a minha mãe foi uma pessoa muito determinada e nos colocou no rumo para seguirmos o caminho do bem, mas eu tenho muitas lembranças boas da minha infância por mais difícil que ela tenha sido; mas o que eu quero – sobretudo - é que seja resgatada a dignidade da população  através dos serviços que devem ser implementados pelo poder executivo.
Vagner: E como gostaria de ver o município no futuro?
Neilton Mulim: Como um município cidadão. Um município em que as pessoas sejam respeitadas. Um município em que as pessoas possam sentir orgulho de morarem aqui. Esse é o município que eu quero ver amanhã, um município para os nossos filhos, para os nossos netos, enfim para as nossas futuras gerações. Esse é o nosso desejo, é isso que está em nosso coração.
Vamos agora as preferências nos campos da arte, esporte, culinária, entre outros...
Livro: A Bíblia Sagrada
Escritor: Augusto Cury
Filme: Lagoa Azul
Estilo musical: Gospel, MPB, música erudita
Música: Deus é maior
Banda/grupo: Kleber Lucas
Cantor: Kleber Lucas
Cantora: Paula Fernandes
Atriz: Glória Pires
Ator: Tarcísio Meira
Programas de TV: Globo Repórter
Esporte: Futebol
Time de futebol: Fluminense
Jogador: Tiago Neves
Prato preferido: Peixe
Cor: Azul
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Religião: Evangélica
Personalidade política: Brizola
Personalidade gonçalense: Joaquim Lavoura
Um sonho: Poder mudar a vida da população de São Gonçalo e poder contribuir para a felicidade das pessoas moradoras dessa terra.
Uma frase: Ninguém é feliz sozinho.

Vagner: E para encerrar, deixe uma mensagem para os gonçalenses e fale por que os eleitores devem votar no senhor.

Neilton Mulim: Os eleitores devem avaliar cada candidatura, mas reafirmo que a nossa é uma candidatura de renovação, de novas propostas, de novas ideias, e de muitas vontades: de mudar esse cenário que a população vivencia hoje, um cenário de ausência do setor público.

7 comentários:

  1. Manoel dos Santos Filho19 de setembro de 2012 às 14:51

    Embora eu seja altamente suspeito em Falar do Neilton porque nós, minha família e eu, o conheço pessoalmente, não posso deixar de dar meu parecer.
    As pessoas precisam conhecer esse político e sentir o seu compromisso com o que o seu cargo propõe: comprometimento com o povo, e podemos ver isso nessa entrevista dada ao TG. Temos muita esperança na renovação que o Neilton se propõe. A população gonçalense precisa de um político como ele para levantar o nosso município tão esquecido e com os seus habitantes já desacreditado no futuro da cidade.
    Quatro anos ainda é muito pouco, mais estamos confiantes de que muito será feito por Neilton Mulim, mas sabemos que a Prefeitura e o povo de São Gonçalo dependerá da consideração e colaboração dos governos Estadual e Federal. Boa Sorte Neilton, acreditamos em você.

    ResponderExcluir
  2. Considero o Neilton Mulim uma pessoa séria e um bom amigo, sabe ouvir e principalmente respeita a opinião dos outros mesmo que com elas ele não esteja afinado. O pleito vai ser duro porque a população Gonçalense infelizmente é imediatista e ainda não pensa no coletivo. Desejo que, caso ele se eleja, faça um bom governo e principalmente não aceite pressões de vereadores inescrupolosos, que certamente irão se eleger.
    Pablo Queiróz

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que o povo de São Gonçalo irá optar por mudança e desta vez para uma mudança segura, pois tenho certeza que Neilton Mulim 22 fará um grande mandato para toda a população. Divulgue esta idéia.

    ResponderExcluir
  4. Pelas entrevistas, esse foi bem mal, respostas bem vagas, não gostei, nao me convenceu, sem duvidas agora ele é minha ultima opção de voto.

    ResponderExcluir
  5. Estava em duvida em quem votar, mas depois de ler a entrevista e saber que ele nasceu aqui e tem família aqui em São Gonçalo por mais de 70 anos decidi meu voto, pois ao menos esse conhece a realidade de São Gonçalo e têm vinculo aqui.

    ResponderExcluir
  6. A educação pública de São Gonçalo comemora a vitória de Neilton!!!

    ResponderExcluir