segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Entrevista com o gonçalense Jorge Lucas, o candidato a vereador mais jovem do Estado do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (07/09), o jornal O Globo publicou uma matéria sobre os jovens que estão ingressando na política antes de terminar a faculdade.

De acordo com dados do TSE, 4.494 candidatos de todo o Brasil teriam menos de 20 anos de idade de idade.

No Estado do Rio de Janeiro, o candidato mais jovem é o gonçalense Jorge Lucas (PSOL). O estudante tem 17 anos e completará a maioridade no dia 20 de dezembro, apenas dez dias antes da posse, caso seja eleito.

Por ser um fato relacionado à nossa cidade e exclusivo em nosso Estado, o Território Gonçalense fez uma pequena entrevista com Jorge Lucas para saber o que pensa o jovem postulante ao cargo de vereador, na Câmara Municipal de São Gonçalo.

Confiram abaixo:

Vagner Rosa: Por que você quer ser vereador?

Jorge Lucas: Quero ser vereador pois acredito que já passou da hora da juventude de São Gonçalo ter alguém que a represente e lute pelos seus direitos. A juventude de São Gonçalo como boa parte da juventude de todo o mundo está cansado da velha política e dos velhos políticos, por isso o PSOL sentiu a necessidade de ter um candidato verdadeiramente jovem, com uma campanha que vá debater com a juventude qual cidade que ela quer além de entender seus problemas mostrando sempre que existe sim uma alternativa ética e de luta para o nosso município. 

Vagner: Qual é a leitura que você faz da atual política gonçalense?

Jorge Lucas: Nossa prefeita e nossos vereadores são péssimos não tem nenhum compromisso com a juventude e os trabalhadores da nossa cidade, se omitem quanto ao crescimento absurdo de bens de alguns vereadores, se omitiram na luta dos professores por um salário mais justo além da nossa prefeita promover uma verdadeira segregação religiosa na nossa cidade. Nossa cidade é precária em investimentos culturais, além disso, apesar de termos uma prefeita que é formada em história a bonita história da nossa cidade não é valorizada. São Gonçalo precisa de uma mudança radical, precisa da uma verdadeira renovação, com políticos e partidos sérios que tenham compromisso com a luta da juventude e dos trabalhadores.

Vagner: Que discurso tem usado para atrair os votos dos jovens e a atenção para a política?

Jorge Lucas: Tento mostrar ao jovem que ele pode mudar a realidade, que os jovens estão presentes nos principais processos de transformações no mundo. Nas lutas por democracia no mundo árabe os jovens estavam presentes tendo participação fundamental, a juventude foi uma das principais colunas de resistência a ditadura militar além de ter protagonizado o movimento Fora Collor, se a juventude derrubou um presidente, pode muito bem mudar nossa cidade.

Vagner: Quem é a sua maior inspiração na política?

Jorge Lucas: Marcelo Freixo, pois mesmo ameaçado não se intimidou e continuou a sua luta contra as milícias, precisamos de um vereador assim, pois a maioria dos problemas do Rio de Janeiro são potencializados aqui em São Gonçalo, por isso precisamos de alguém que não tenha medo de combater esses problemas.

Vagner: Como você vê o futuro de São Gonçalo?

Jorge Lucas: Uma São Gonçalo que seja governada para sua população, que o jovem participe ativamente da vida política da cidade, com uma prefeitura que reconheça que o professor tem papel fundamental na construção de uma sociedade melhor e por isso o remunere de forma adequada, uma cidade que as empresas de ônibus respeitem os estudantes, idosos e os deficientes, que ninguém precise esperar duas horas pra ser atendido no pronto de socorro e principalmente uma cidade longe da corrupção e que a população decida os rumos que a cidade deve tomar.

Vagner: E qual é a sua ambição política? Pretende um dia chegar à presidência da república?

Jorge Lucas: Bom Vagner, não penso muito em relação a isso, pretendo continuar sempre na luta pelos trabalhadores e pela juventude, se o partido um dia sentir a necessidade de eu ser candidato a presidente, cumprirei a tarefa com muita felicidade e orgulho.

Vagner: Deixe uma mensagem política para os jovens gonçalenses

Jorge Lucas: A cidade que queremos depende de nós mesmos, podemos mudar a realidade do nosso município. Não vamos deixar que os velhos partidos falem por nós, eles já tiveram sua chance e não mostraram comprometimento com a juventude. O PSOL é um partido que vem mostrando seu compromisso com as lutas da população da nossa cidade. A juventude unida é capaz de reinventar a maneira de se fazer política, precisamos ter um representante que pense realmente na juventude e que não deixe os velhos políticos dormirem enquanto nós não pudermos sonhar.
Acorda Juventude, mudança se faz com o novo!

Jorge Lucas (centro) e sua equipe de campanha - Foto: Divulgação

Leia também a matéria do jornal O Globo em que Jorge Lucas foi citado, clicando AQUI.



Um comentário:

  1. Jorge Lucas é um jovem comprometido com a mudança da sociedade, com a transformação de São Gonçalo. Tem disposição e competência para isso! Tem garra e energia. Teremos um representante não só da juventude, mas de toda a classe trabalhadora! Jorge Lucas conhece bem a nossa realidade e será a nossa voz na Câmara Municipal!

    ResponderExcluir