sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Território Gonçalense entrevista a prefeitável Alice Tamborindeguy (PP)



Formada em direito pela Universidade Cândido Mendes, eleita seis vezes como Deputada Estadual e há 17 anos mantendo uma forte ligação com São Gonçalo, o sonho de Alice Maria Saldanha Tamborindeguy é transformar o município e melhorar a qualidade de vida dos gonçalenses.

“Como deputada, fiz por São Gonçalo e, como prefeita, quero fazer muito mais”, costuma dizer a candidata do PP.

Pois bem. Então vamos saber o que pensa Alice Tamborindeguy sobre os problemas da cidade, conhecer suas propostas e nos inteirar um pouco mais sobre a sua vida fora do universo político.

Vagner Rosa: Por que a senhora quer ser prefeita de São Gonçalo?

Alice Tamborindeguy: No meu primeiro programa eleitoral na TV, respondi a essa pergunta que me foi feita por uma pequena gonçalense de uns oito anos. Havia muito simbolismo nessa criança, pois ali estava o futuro de São Gonçalo. Disse a ela que queria ser prefeito por um “ato de amor”. Afinal, entrar num embate desse não é capricho pessoal, nem nenhuma necessidade de afirmação pessoal. É missão, é devoção. Cito neste programa um verso de Fernando Pessoa que diz: “Deus quer/ O homem sonha/ A obra nasce”. Então. Acho que foi Deus que me colocou nesse caminho e a ele estou me dedicando com muita fé, paixão e perseverança. Sou carioca, mas aprendi a gostar de São Gonçalo como minha cidade. Aqui tenho meu escritório há anos, meu apartamento onde moro, amigos, eleitores. Para essa cidade, ajudei a trazer como deputada o Hospital Geral de Colubandê, o retorno do jardim Catarina, a Escola que leva o nome do meu pai, Mário Tamborindeguy, a delegacia da Mulher e outras obras importantes. Faça a campanha do “tostão contra o milhão” e tenho gastado sola de sapatos visitando diariamente pelo menos três ou quatro comunidades com uma proposta concreta de transformar São Gonçalo, levar nossa cidade rumo ao futuro, transformá-la numa metrópole que possa acompanhar o Rio de Janeiro e Niterói. Então, amigos, só se faz tudo isso com amor.

Vagner: Nas caminhadas que tem feito pela cidade, o que tem mais escandalizado a senhora?

Alice Tamborindeguy:  Me escandaliza o descaso com a Saúde, porque o gonçalense está morrendo sem receber atendimento básico. Então, quando um ser humano morre por descaso do poder público, isso choca, isso causa indignação. Estamos falando de seres humanos e de coisas básicas dentro de uma cidade contemporânea. Estamos falando de remédios fundamentais, como novalgina, tilenol. Estamos falando de um desfibralizador, de um atendimento de emergência para quem está sofrendo um infarto. Os postos de saúde foram abandonados e isso escandaliza mesmo.
 
Vagner: É unanimidade que a área da saúde é a mais critica do município. Caso seja eleita, que medida adotaria de imediato para solucionar o péssimo atendimento nesta área?

Alice Tamborindeguy: De imediato tem que haver um choque de gestão no setor de saúde. Minha primeira providência, conforme está escrito no meu Plano de Governo, é colocar Postos de Saúde funcionando com médicos e remédios em todos os distritos e bairros. Nem que para isso tenhamos que contratar médicos em regime de urgência. Mas o senador Francisco Dornelles já abriu as portas em Brasília, com toda a bancada do PP, para buscarmos recursos no Ministério da Saúde com excelentes projetos.

Vagner: De acordo com a divulgação do IDEB, São Gonçalo não atingiu as metas referentes ao indicador bienal de 2011.

Na rede municipal, a situação é a seguinte:

Meta 5º ano (antiga 4ª série): 4.6 – Média alcançada: 4.1
Meta 9º ano (antiga 8ª série): 3.4 – Média alcançada: 3.2

Candidata, na sua visão qual é o maior problema hoje na educação do município e que medida emergencial a senhora pretende adotar nesta área de vital importância para o progresso do homem e da sociedade?

Alice Tamborindeguy: Serei a prefeita das creches e dos Jardins de Infância. É claro que precisamos ter escolas técnicas e até uma universidade voltada para o ensino tecnológico em São Gonçalo. Afinal, nossa cidade está na rota do crescimento econômico que a instalação do Comperj irá promover nos próximos anos. Mas é no ensino infantil, quando a criança começa a se socializar, entre 4 e 7 anos, que absorve as primeiras informações e aprende a desenvolver seu raciocínio. Se o aluno entra muito tarde na escola, corre o risco de se tornar um estudantes despreparado para os desafios de um ensino técnico ou superior. São Gonçalo tem somente 12 creches municipais e 30 conveniadas, perfazendo um total de 42 que fazem assistência a cerca de 400 crianças. São 50 escolas para o ensino pré-escolar para cerca de três mil crianças entre quatro e cinco anos. Mas o município tem cerca de 65 mil crianças nesta faixa de idade que necessitam entrar na rede de ensino.
Mas o grave, é que a administração pública da cidade investe muito pouco em Educação Infantil. Enquanto que em 2011 a prefeitura gastou R$ 183 milhões no Urbanismo da cidade, construindo praças com pedrinhas; o investimento em Educação foi de apenas R$ 157 milhões, sendo que somente R$ 6 milhões no Ensino Infantil.
Como é que vamos ter bons índices no IDEB com esse tipo de mentalidade?
 
Vagner: Infelizmente, São Gonçalo ainda ostenta o triste título de a maior cidade dormitório do país. Dados do Ministério do Trabalho informam que a taxa de desemprego em nosso município é alta: 10,1%. Que soluções a senhora apontam para reverter esse quadro?

Alice Tamborindeguy:  É comum se dizer que São Gonçalo já foi chamada de Manchester fluminense. No entanto, é importante é recuperarmos esse título. Temos tudo para voltarmos a crescer em ritmo chinês. Afinal, vamos ter um Pólo Petroquímico quase em nosso quintal, que o Comperj. É a grande oportunidade de transformarmos, com base na lei estadual, o Pólo Industrial de Guaxindiba em área de Desenvolvimento. Assim, podemos pensar em trazer indústrias que serão subsidiadas com redução do ICMS. Uma das minhas primeiras providências na prefeitura será pedir uma audiência a presidente da Petrobras Graça Foster para firmarmos parcerias.

Penso que a prefeitura de São Gonçalo precisa ter quadros gabaritados para a construção de um banco de projetos. Com bons projetos, abrimos portas em Brasília, com o governador Sérgio Cabral, com instituições internacionais.

A vinda da Linhas 3 do Metrô será outra revolução para São Gonçalo, pois teremos sete estações ao longo da nossa cidade. Vamos aproveitar para fazer uma reforma urbana de transito e vias.  Também me proponho a construir o Teatro Municipal e o Estádio de Futebol, o que criará uma gama de empregos na área de construção civil.

Como se vê, oportunidades é o que não falta para levarmos São Gonçalo rumo ao desenvolvimento, com geração de milhões de empregos.

Vagner: Outro indicador negativo sobre o nosso município diz respeito ao saneamento básico. O Instituto Trata Brasil acabou de divulgar o Ranking do Saneamento das 100 maiores cidades brasileiras. São Gonçalo está pessimamente colocada em 75º lugar. O que a senhora tem a dizer sobre essa colocação e como pretende tratar esse problema em seu governo?

Alice Tamborindeguy: Andei pesquisando os orçamentos nos Diários Oficiais e me espantou, me escandalizou mesmo, que a prefeitura faça investimento zero nessa área, conforme já afirmei anteriormente. Zero, zero à esquerda numa cidade onde o esgoto é a céu aberto e a poluição corre as nossas vistas para a Baía de Guanabara.
 
Vagner: Por conta do Comperj, já podemos sentir ares de progresso na região. Porém, devemos ser realistas com as consequências futuras como: aumento populacional, aumento da violência e favelização. A senhora já tem projetos em mente para enfrentar ou evitar esses problemas que poderão surgir lá na frente?

Alice Tamborindeguy: Você está certo. Quando o progresso não é bem administrado, corremos sérios riscos. Mas tudo depende de um projeto auto-sustentável para a chegada desses novos tempos. Já estamos atrasados, os desafios são enormes e não podemos perder tempo. Como já disse anteriormente, tenho planos para recuperar o pleno emprego e o aval do meu Partido Progressista, que tem 5 senadores e 42 deputados, para me apoiar em Brasília. Desde já, penso no programa “Minha Casa, Minha Vida” como oferta para os novos trabalhadores que chegarão com o Comperj.

Vagner: Hoje, um problema que vem sendo muito observado em São Gonçalo é o trânsito caótico pelas ruas da cidade. O fato é que o município cresceu e não recebeu até aqui qualquer investimento na mobilidade urbana.  Caso seja eleita, a senhora tem um projeto emergencial que possa ser logo implantado nos primeiros meses de seu governo?

Alice Tamborindeguy: Pelo jeito você andou lendo atenciosamente o meu Programa de Governo. Realmente, outra grande prioridade minha à frente da Prefeitura é dar um choque de ordem nos Transportes e também no Trânsito. Outro dia, acordei as cinco da manhã e fui tentar pegar um ônibus, um horror. O ônibus passa superlotado, ninguém consegue entrar e todos correm perigo de vida.

De imediato, vamos legalizar as Vans e os mototáxis, para tentar alivar a pressão em cima dos ônibus. Estou cansada de encontrar com pessoas que levam uma hora andando até chegar no ponto de ônibus. O meu projeto é fazer com que as Vans cubram esse percursos entre bairros e que facilitem a vida das pessoas que moram nas comunidades onde os ônibus não passem.
Em termos de obras, precisamos com urgência fazer uma reforma urbana especialmente na área de Alcântara, que é muito populosa e não suporta mais a atual estrutura de ruas estreitas, sem vias seletivas. Alcântara precisa escoar, se não vai dar um nó em São Gonçalo.

Vagner: Além de outros problemas da cidade, a senhora tem frisado muito a questão do lixo pelas ruas gonçalenses. Ao deparar-se com as inúmeras lixeiras a céu aberto em São Gonçalo, qual é a sua sensação diante das tais cenas degradantes e que prioridade pretende dar, caso seja eleita, para exterminar esse problema?
 
Alice Tamborindeguy: A cidade está imunda, precisando de uma grande faxina. Lixo é poluição, é doença, é degradação. Mas também podemos aproveitar o lixo e transformá-lo em recursos, em projetos auto-sustentáveis. Estamos vivendo num mundo que busca a sustentabilidade. Pelos nossos riachos e pelos valões correm um esgoto a céu aberto. Não pode uma cidade viver sem infra-estrutura básica, sem saneamento. Aqui, o investimento da prefeitura em saneamento é zero. Somos responsáveis diretos pela poluição da Baia de Guanabara.

Fiz um programa eleitoral sobre esse tema. Chocante. Mas tenho inúmeras propostas também para o lixo da cidade. Coleta diária, contratação de mais empresas e montagem, junto com a Comunidade dos catadores, de uma grande usina de reciclagem, além de parcerias com as atuais. Pensar em lixo modernamente, é pensar sempre em como transformá-lo em dinheiro.
  
Vagner: A senhora foi casada com um gonçalense e há 17 anos tem ligação política com a cidade, como se sente quando é chamada de candidata forasteira?  E que avaliação faz da campanha eleitoral até o momento?

Alice Tamborindeguy: Não sou e nem me sinto uma forasteira. Trabalho aqui há muitos anos, vivo em São Gonçalo, faço compras aqui e o povo gonçalense me conhece muito bem. Sou bem recebida em todos os lugares onde ando. Minha campanha é pobre, mas não tem rejeição não. Sou casada atualmente com um juiz de Direito que trabalha no Rio. Mas meu marido vem muito aqui também, me dando total apoio na campanha.
  
Vagner: Qual é a sua relação com a cidade? O que São Gonçalo significa para a senhora?

Alice Tamborindeguy: São Gonçalo para mim é tudo. É desafio e paixão. É preocupação com seu futuro e consciência de que não posso me furtar de participar dele, o futuro. É paixão ao seu povo, tão bom e trabalhador, empreendedor e generoso; extremamente crente a Deus e as esperanças que a religião trás.

Vagner: O que faz nas horas vagas na cidade?
 
Alice Tamborindeguy: Nos últimos três meses, tenho me dedicado única e exclusivamente a campanha. Estou totalmente devotada a ela. Mas tenho ido diariamente a cultos religiosos, onde encontro forças para recomeçar no dia seguinte tudo de novo. E de vez em quando, vou ao um show de musica. Outra dia, fui assistir Almir Guineto. Fui muito bem recebida. Ele até cantou meu jingle: “É 11! É 11, É 11 que o povo quer/ É 11, É 11, Alice é a força da mulher”. Foi bacana.

Vagner: O que a senhora gosta na cidade?

Alice Tamborindeguy: Gosto do grande número de igrejas que dão uma sustentabilidade social e cultural à nossa sociedade. E também de passear no parque da antiga fazenda do Colubandê

Vagner: O que não gosta na cidade?

Alice Tamborindeguy: O lixo das ruas me deixa deprimida.

Vagner: O que gostaria de resgatar da São Gonçalo do passado?

Alice Tamborindeguy: Os ares do progresso e do desenvolvimento. São Gonçalo é uma cidade estrategicamente colocada entre o Rio de Janeiro e o Norte Fluminense. São Gonçalo tem um destino a cumprir, que é ser uma grande metrópole.

Vagner: Como gostaria de ver o município no futuro?

Alice Tamborindeguy: Primeiro, com uma prefeitura digna que levar a cidade rumo ao futuro, com bons quadros, excelentes projetos, parcerias  Públicas/Privadas, conexões com Brasília e com o Rio de Janeiro.

Ver o Teatro Municipal funcionando, com grandes espetáculos e valorizando do artista local. Ter uma biblioteca de bom nível.

Poder assistir a uma partida de futebol no Estádio Municipal de São Gonçalo.
Olha, quando fecho os olhos de imagino São Gonçalo num futuro breve, sinto que a missão que terei pela frente é árdua, mas histórica e certamente irá justificar minha existência. Meu pai, Mário Tamborindeguy, que trouxe o sangue político para a família, certamente vai ficar muito orgulhoso da sua filha.

Vamos agora as preferências e citações nos campos da arte, esporte, culinária, entre outros.
 
Livro: Bíblia 
Escritor: Paulo Coelho 
Filme: A noviça rebelde 
Estilo musical: Bossa Nova 
Música: Emocões 
Cantor: Roberto Carlos 
Cantora: Rita Lee 
Atriz: Fernanda Montenegro 
Ator: Tarcísio Meira 
Programas de Tv: Ana Maria Braga
Esporte: Futebol
Time de futebol: Flamengo
Jogador: Neymar dos Santos
Prato preferido: Arroz com feijão
Cor: Azul
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Religião: Católica
Personalidade política: Presidente Lula
Personalidade gonçalense: Altair Veloso, cantor
Um sonho: Transformar São Gonçalo
Uma frase: Amar ao próximo como a si mesmo

Vagner: E para encerrar, deixe uma mensagem para os gonçalenses e fale por que os eleitores devem votar na senhora.

Alice Tamborindeguy: Meu objetivo é transformar São Gonçalo, melhorar a qualidade de vida dos gonçalenses. Como deputada, fiz muito por essa cidade e, como prefeita, quero fazer muito mais. Todos podem constatar, em meu site, as obras que conquistei para São Gonçalo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário