sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A péssima colocação de São Gonçalo no “Ranking do Saneamento”




O Instituto Trata Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo coordenar uma ampla mobilização nacional para que o país possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto – divulgou, ontem (16/08), a avaliação dos serviços nas 100 maiores cidades brasileiras.

No Ranking do Saneamento, São Gonçalo está pessimamente colocada: aparece em 75º lugar.

Veja na tabela abaixo:

Clique nas imagens para ampliá-las

 
 


A tabela poderá ser vista também em tamanho real AQUI.

No item sobre investimento/receita, a pesquisa mostra que São Gonçalo teve investimento zero.

 

Veja a metodologia completa (pesquisa e posição das melhores e piores cidades em outros itens), clicando AQUI.


São Gonçalo caiu 8 posições em relação ao ranking de 2009

Naquele ano, o município se posicionava em 67º lugar.

 

Confira os dados do ranking de 2009, clicando AQUI.


Que o prefeito (a) e os vereadores eleitos em outubro se conscientizem da necessidade de mudar significativamente esse triste quadro nos próximos quatro anos.

A nossa população merece uma melhor qualidade de vida!


7 comentários:

  1. Como eu queria ver agora a justificativa daqueles que enchem o peito para dizer que o governo da prefeita Aparecida Panisset foi o melhor dos últimos 30 anos em São Gonçalo. É isso que eles chamam de melhor?????????

    ResponderExcluir
  2. Sim território gonçalense,eu como candidato tenho a conciência do que vou enfrentar caso eleito!!obrigado pela reportagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um grande desafio para o prefeito (a) e os vereadores que se elegerão, em outubro.

      Fico satisfeito em saber que você está consciente do problema que vai enfrentar. Caso seja eleito, espero que você não se esqueça do compromisso em contribuir para a mudança dessa triste realidade gonçalense.

      Quanto ao agradecimento pela reportagem, valeu pelo reconhecimento! É a minha contribuição para a promoção de um debate de alto nível. Meu compromisso é com a informação de qualidade e com São Gonçalo!

      Grande abraço e sucesso para a sua campanha!

      Vagner Rosa


      Excluir
  3. E olha que a Cedae nunca investiu tanto como agora. São R$ 400 milhões em investimentos da Cedae em SG, isso tudo depois que a PMSG renovou o contrato de prestação de serviços da companhia com a cidade exigindo como condição para a renovação melhorias. Foram inaugurados os reservatórios de água do Colubandê e do Barro Vermelho que estavam abandonados a mais de uma década e construído o reservatório do Rio do Ouro. A Estação de Tratamento de Esgoto do Boa Vista está recebendo investimentos, pois ela tratava apenas 10% do esgoto da cidade, pelo simples fato de ter sido inaugurada sem rede para levar o esgoto até ela, a tendência é que São Gonçalo melhore daqui para frente nesse raking, pois o Estado promete 100% de água tratada nas torneiras até 2014 e o Alcântara ganhará uma estação de tratamento de esgoto. LEMBRANDO QUE ESSES INVESTIMENTOS DA CEDAE TIVERAM INÍCIO A CERCA DE 2 ANOS, OU SEJA, DE 2010 PARA CÁ, com certeza a cidade terá uma melhora substancial no próximo ranking.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a questão do investimento/receita Vagner, acho que vale a pena ressaltar que no Estado do Rio, a maior parte das prefeituras (inclusive a de SG) tem contrato de prestação de serviço com a CEDAE (empresa de economia mista, com maior parte do capital Estatal) o que explica o fato de 0% de investimento de orçamento municipal anual, (não é que houve zero de investimento no período, mas o percentual de investimento previsto em orçamento municipal é zero) pois quem investe nesse caso é a CEDAE (que cobra as contas e presta os serviços de saneamento), por isso aparecem como "investimento/receita zero" várias cidades do RJ, como Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçú e SG, diferentemente de Niterói que tem o serviço privatizado (Águas de Niterói) empresa que recebe aplicações de recursos pelo governo municipal (subsídio) para ampliação dos serviços, como acontece com todo serviço concedido (Barcas, metrô, etc...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Roberto Couto, tudo bem?

      Sobre esse investimento da Cedae de R$ 400 milhões só vamos conferir um resultado de mudança quando o Instituto Trata Brasil divulgar os dados referentes ao ano de 2011 ou 2012.

      De acordo com os dados do ranking do saneamento de 2010, infelizmente, a nossa cidade está pessimamente colocada. Se tivesse recebido grandes investimentos não estaria posicionada em 75º lugar (o município caiu oito posições em relação ao ranking de 2009).

      Sobre a sua justificativa do investimento/receita zero, a metodologia do estudo Trata Brasil não diz nada sobre essa sua informação, portanto, a impressão que nós temos é que não houve investimento.

      Na verdade, a impressão que nós temos, de uma forma geral, através desse estudo do Instituto Trata Brasil, é que São Gonçalo não teve uma melhora significativa na área de saneamento básico nos últimos sete anos e meio, do Governo Panisset.

      Aliás, em São Gonçalo, os indicadores nas áreas de saúde, educação, transporte, trabalho, cultura, turismo e esporte são sempre negativos.

      Gostaria muito de poder divulgar algum indicador positivo sobre qualquer área do município, mas infelizmente só tomamos conhecimento de indicadores negativos.

      Obrigado pela sua participação aqui no blog!

      Grande abraço!

      Vagner Rosa

      Excluir
    2. O único indicador positivo do governo panisset é o de praças construídas ou reformadas. Sou a favor de que se faça com a Panisset o que fizeram com o Jorge Roberto em Niterói. Tem que ser considerado inelegível. O povo de São Gonçalo não pode ser tão tacanho a ponto de continuar se deixando enganar.

      Excluir