O resultado surpreendente das urnas gonçalenses, no segundo turno, mandou vários recados para os políticos.
Vejamos alguns:
Dinheiro não é tudo
Não adianta fazer uma campanha milionária se não tiver uma comunicação sincera com o eleitor. O eleitor sabe quando o candidato está sendo sincero ou não.
Apoios poderosos não garantem êxito
Em eleições municipais, o apoio de políticos poderosos de fora não garante a vitória do candidato. Mais importante que o apoio das estrelas da política é o apoio das lideranças locais e da população.
Amadurecimento dos eleitores
Asfaltos, maquiagens e obras eleitoreiras não impressionam mais os eleitores. O povo quer qualidade na saúde, educação e transporte.
Como um cidadão doente poderá contemplar obras de reurbanização se o atendimento nos hospitais da cidade deixa a desejar?
E mesmo que um cidadão não esteja doente ele sempre acaba se solidarizando com a situação dos necessitados.
Não subestime a inteligência dos eleitores
A política no Brasil está seriamente desacreditada. Promessas requentadas não convencem mais.
A construção da estação das barcas Rio-São Gonçalo e da Linha 3 do Metrô, por exemplo, são obras que os eleitores não levam muito a fé. Como estão sendo prometidas há anos, só vão acreditar quando verem de fato as obras sendo tocadas.
Discurso sem coerência também não convence. Antes de dizer que fez isso e aquilo é preciso saber o que vai falar, conhecer bem o assunto.
Não despreze uma boa estratégia de comunicação digital
Com a popularidade das redes sociais, as pessoas hoje têm mais acesso a diversas informações.
Portanto, se faz necessário uma boa estratégia de comunicação digital para cuidar da reputação do candidato no ambiente virtual. É importantíssimo dissipar as dúvidas, desfazer os equívocos e promover uma relação humanizada com o eleitor.
Baixarias não estão com nada
Na propaganda eleitoral na TV, os candidatos sempre aparecem educados, bonitos, elegantes e dizendo que prezam por uma campanha limpa e ética.
Porém, são nas redes sociais e nas ruas que as baixarias correm soltas.
Nessas eleições, os assessores e cabos eleitorais dos candidatos fizeram feio com os ataques ofensivos, montagens fotográficas, jornais e cartas apócrifas, e o vandalismo com as placas dos adversários.
É importante ressaltar que as baixarias não atraem votos, mas, sim, promovem a antipatia em relação ao candidato de onde partiu os ataques.
Humildade é tudo
Nunca cante vitória antes do tempo.
Outros recados
Os outros recados somente os partidos e seus candidatos saberão interpretar os fatos observados, pois vai depender das ações equivocadas ou certas adotadas por eles.
Falou tudo. Sem mais!
ResponderExcluirWagner,
ResponderExcluirPerfeito!
Dinarte Santos
MANOBRA DA PANISSET PARA PREJUDICAR NEILTON
ResponderExcluirHoje 30 de Outubro, Aparecida Panisset coloca no Diário Oficial de São Gonçalo, um contrato fruto de uma licitação fraudolenta e feita durante o processo eleitoral e em final de governo, onde entrega todas as 65 linhas de ônibus do municipio nas mão de Domênico (Dono da Viaç
ão Mauá - Icaraí - Alcantara - Coesa).
Camufrada de "Consorcio São Gonçalo Transpotes", um cartel formado pelos Tubarões do transporte de nossa cidade irá ter total controle do transporte público em ônibus na cidade, isso com a segurança juridica de 30 anos.
Em defesa dos interresses do povo gonçalense, eu Aloísio Reis peço que todos COMPARTILHEM COMO UM ABAIXO ASSINADO, e que nosso futuro prefeito NEILTON MULIM acione seus advogados e tente impedir essa pervessa ação, para que ele possa realizar a licitação das linhas de ônibus, e com isso reduzir as passagens sem grandes problemas.
Esta licitação foi concluida no final de setembro, porém devido as minhas denuncias no Jornal O Itaboraí, e com o 2º Turno das eleições, ela maldosamnete esperou até hoje para consolidar a entrega da concessão mais lucrativa de São Gonçalo. Com isso ela retribui a Dômenico os investimentos em todas as suas campanhas eleitorais.acabaram de me mandar Aloisio Reis.
Vagner, muito boa a sua análise. Outro recado que as urnas deram é que os eleitores não se deixam enganar mais por jornais safados que adoram manipular informação como foi o caso do tal jornal O São GOnçalo. Essa coisa comprada saiu completamente desacreditado. Esse jornal não serve nem para embrulhar peixe.
ResponderExcluirÉ isso aí! Não dá pra cantar vitória antes da hora. Não venha de "lero-lero" porque já não caímos nessa. Sei que o povo gonçalense ainda tem um longo caminho de amadurecimento, mas estamos chegando lá...estamos acordando. Quando o gonçalense descobrir a Luz do Sol da Sabedoria, não irá mais querer viver na Treva da Ignorância e da Corrupção.
ResponderExcluir